terça-feira, 20 de maio de 2008

Plantas: sobrevivendo sozinhas

Se você vai viajar, e não tem quem vá regar suas lantinhas e já está com receio de perdê-las, por falta de água, pode ficar tranqüila, pois aqui está a solução!

Procedimentos
Existem várias maneiras de deixar as plantas recebendo água. Todos elas são fáceis e vão garantir de 7 a 10 dias a sua tranqüilidade, enquanto estiver fora de casa.

Veja como fazer:

» Sabe as embalagens de soro, usadas em hospital? Pois é! Arrume uma, encha de água, regule o conta-gotas determinando o tempo que você acha ideal para cada plantinha, pois umas precisam de mais água e outras de menos. Feito isso, é só colocar a ponta do conta gotas na terra. Caso seus vasos sejam grandes e precisem de uma demanda maior de água, então utilize-se de uma garrafa plástica de refrigerantes com uma rosca. Faça um furo dosador na tampa e outro no fundo da garrafa e prenda a garrafa de ponta cabeça sobre a terra do vaso.
» Se não forem muitos os vasos, você pode encher a cuba da pia da cozinha ou do banheiro com água. Molhe um pano de prato e dobre-o ao meio. Coloque agora metade do pano de prato na água e a outra metade sobre a pia, com o vaso apoiado em cima do pano. O pano estando o tempo todo úmido vai enviar a mesma umidade para sua plantinha, pela base do vaso.
» Outro recurso, é colocar pedras de argila. Se quiser, pode encher o prato da planta com água e junto com ela deixar algumas pedras de argila. O vaso continuará úmido até sua volta.
» Pronto! Pode viajar tranqüila, pois quando voltar, suas plantas vão estar bonitas do jeitinho que você as deixou.

Fonte: osnoivos.uol.com.br

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Samambaias


As samambaias


Imagine que muito antes de existirem plantas com flores, gigantescas plantas dominavam florestas imensas e nem sequer produziam sementes. A cena existiu na verdade, há milhões de anos, quando samambaias gigantes cobriam a Terra de verde e se propagavam por meio de esporos ou pela divisão de seus rizomas. Elas são realmente muito antigas, tanto que várias das famílias das samambaias já nem existem mais.

O nome "samambaia" vem do tupi "ham ã’bae" e significa "aquele que se torce em espiral". Seu habitat natural não são apenas bosques e florestas: algumas samambaias podem viver nas rochas, outras em penhascos à beira do mar e há aquelas que vivem na água. O certo é que ao longo destes milhões de anos, as espécies foram se adaptando a todo tipo de ambiente. Entretanto, uma característica em comum à maioria das espécies é a preferência por locais sombreados. A dica é importante para quem quer ter sucesso no cultivo destas plantas: se conseguirmos reproduzir em casa as condições naturais em que elas vivem, os resultados serão bem melhores!

"Grandes Famílias"

Das várias famílias botânicas (que sobreviveram) das samambaias, nove são mais conhecidas e a maior parte dos gêneros utilizados em paisagismo é proveniente dos trópicos, com destaque para as espécies que pertencem à família das Polipodiáceas. Aqui, vamos citar os gêneros mais famosos e algumas espécies que melhor exemplificam:

Família das Polipodiáceas
Gêneros mais conhecidos:

Asplenium (ex: asplênio ninho-de-passarinho)
Adiantum ex: avencas)
Davallia (ex: renda-portuguesa)
Nephrolepsis (ex: paulistinha)
Polypodium (ex: samambaia-de-metro, do amazonas, etc.)
Pteris (samambaia-prata)
Família das Equisetáceas
Gênero mais conhecido:

Equisetum (ex: cavalinha)
Família das Equizeáceas
Gênero mais conhecido:

Lygodium (ex: samambaia-trepadeira)
Família das Ciateáceas
Gêneros mais conhecidos:

Cyathea e Alsophila (ex: samambaiaçús)
Família das Dicksoniáceas
Gênero mais conhecido:

- Dicksonia (ex: Dicksonia sellowianna, usada na fabricação de xaxins)

Multiplicando as formas

As nove principais famílias botânicas reúnem cerca de 10 mil espécies de samambaias, oferecendo uma enorme variedade de tamanhos e formas, lembrando rendas, chifres, espinhas de peixe, etc.

Multiplicar estas maravilhas da natureza pode render novos e belos exemplares. Como já foi explicado, são dois os processos de reprodução das samambaias: vegetativo e por esporos. A multiplicação por esporos é bem mais complicada e exige conhecimento e técnica. Por essa razão, vamos nos concentrar na propagação vegetativa – mais simples, que pode ser feita por qualquer "aprendiz de jardineiro":

Divisão de touceiras:
Um vaso bem cheio pode render boas mudas. Comece retirando a planta do vaso, com muito cuidado para não machucá-la, soltando todo o torrão. Vá manipulando o torrão delicadamente, soltando a terra, até localizar as touceiras. Aí é só separá-las e plantá-las em seus novos recipientes. Aproveite para limpar as mudas, retirando os ramos secos e as folhas da base.

Divisão de rizomas:
É o sistema usado para multiplicar espécies como renda-portuguesa (Davallia) e samambaia-amazônica (Polypodium). Quando a planta produzir aquela "rede de rizomas excedentes", retire-os cortando com um canivete ou tesoura bem afiados. Observe que os rizomas devem ter pelo menos duas gemas (são os pontos de crescimento, onde nascerão as mudas). Plante os rizomas (com cerca de 10 cm) nos novos vasos, já com terra preparada, sem enterrá-los, coloque-os obliquamente.

Extração de mudas:
Este método é usado para as variedades conhecidas como chifre-de-veado (do gênero Platycerium). Elas geram brotações ou filhotes, que surgem nas paredes dos vasos e nas placas de xaxim. Para retirar estes filhotes, é preciso esperar que a muda comece a soltar as primeiras folhinhas compridas. Usando um canivete bem afiado, recorte o pedaço de xaxim onde está a muda e plante no novo local. Para dar maior firmeza, pode-se prender a plaquinha com a muda usando um pedaço de arame ou ráfia.

Dicas de Cultivo

A maior parte das espécies preferem ambientes sombreados. Cantinhos úmidos e sombreados no jardim são ótimos locais.
O vento é um dos maiores inimigos das samambaias, causando "queima" das folhas mais jovens e perda de água por evaporação.
Samambaias não gostam de alterações de lugar, pois elas acostumam-se com a luminosidade, temperatura e umidade local, podendo definhar e até morrer com as mudanças.
A mistura de terra para cultivo deve ter um pouco de pó de xaxim ou composto orgânico bem curtido. Para a maioria das espécies a seguinte mistura vai bem: 1 parte de terra, 2 partes de composto orgânico ou pó de xaxim e 1 parte de areia grossa.
Recomenda-se manter o solo sempre úmido, mas cuidado com os excessos: nada de encharcar.
Normalmente as samambaias são cultivadas em xaxins, que retêm mais a umidade e permitem que as raízes respirem melhor. Atualmente, temos a opção dos vasos e placas feitos com fibra de coco – que substituem o xaxim, preservando a Dicksonia sellowianna, em vias de extinção.
A limpeza da planta é importante: aproveite para eliminar ramos secos ou doentes.
Uma vez por mês, pode-se aplicar fertilizante específico para samambaias, seguindo as orientações do fabricante.
Fora com as pragas

As samambaias são pouco atacadas por pragas, mas podem ocorrer tatuzinhos, lesmas e pulgões. O ideal é evitar o uso de inseticidas

Cultivo do Comigo ninguém pode


Nome popular: Comigo-ninguém-pode; difembáquia.
Nome científico: Dieffenbachia amoena Bull.
Família: Araceae.
Origem: Colômbia e Costa Rica.

Observações: Herbácea perene, de 20 a 50 cm de altura, com folhagem muito ornamental. Produz flores no verão, mas essas não possuem valor ornamental.

É muito sensível a baixas temperaturas, sendo indicada somente para regiões tropicais e subtropicais.

Cultivo: É cultivada em vasos, em conjuntos isolados ou em jardineiras à sombra ou meia-sombra, protegida do vento, com terra enriquecida de húmus e bem suprida de água. As folhas são consideradas venenosas.

Multiplica-se por estacas, as quais são obtidas quando a planta torna-se muito alta, dividindo-se o caule em pequenos pedaços e estaqueando-as no próprio local ou em vasos, em qualquer época.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Flor de Maio


Nome Científico: Schlumbergera truncata
Sinonímia: Epiphyllum truncatum, Zygocactus truncatus
Nome Popular: Flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-da-páscoa, flor-de-seda
Família: Cactaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Um dos cactos mais apreciados e difundidos, a flor-de-maio, floresce em pleno outono, o que lhe confere o nome de flor-de-natal no hemisfério norte. Por este motivo é bastante comercializado nestas época para presente. Seu caule é formado de várias partes (artículos) que podem ser destacados para formar novas plantas. A cada ano, após a floração, formam-se novos artículos que serão os responsáveis pela próxima florada. Suas flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser rosas, brancas, laranjas e vermelhas e atraem beija-flores.
Deve ser cultivado em substrato para epífitas misturado à terra vegetal, regada periodicamente, à meia-sombra. Fica muito bem isolada em vasos ou em combinação com outras epífitas, sobre árvores e paredes preparadas.

Principal Cuidado Com Esta Planta


No Brasil ( Hemisfério Sul ) o período de florescimento desta planta inicia-se em maio. (outono)Após 2 ou 4 semanas as flores caem e o número de horas do brilho do sol torna-se importante aumentar para a propagação vegetativa.
Entretanto, a planta necessita de água e luz solar a vontade até julho. (inverno)
Lembre-se que esta planta está proibida de receber muita luz e água após agosto, devido a poderosa luz do sol tropical ser perigosa para ela e também é um cacto (epífita).(primavera)
O período de dormência desta planta inicia-se em novembro, desta maneira o controle da água e luz é necessário, mas pouca e suficiente para viver na sombra. (verão)
Quando a estação do verão está chegando a planta inicia sua ação fisiológica de dormência.Após abril a luz e temperatura diminuem naturalmente, ela está acordando com suas flores. (outono/ inverno)